22.04.2009

Congresso LiderA 09, tem as inscrições abertas



A eficiência ambiental é ainda reduzida em Portugal!

 
A eficiência ambiental das nossas actividades é ainda reduzida. Contudo, a margem de progressão possível pode ser elevada e pode igualmente ser decisiva para a criação de uma nova dinâmica ambiental, assumindo-se ao mesmo tempo como motor económico e de bem-estar. A eficiência das lâmpadas incandescentes é da ordem dos 6 a 8 %, a do combustível que se coloca num veículo automóvel e utilizado para nos transportar efectivamente é apenas de cerca de 2 % , enquanto as perdas e desperdícios de água nas redes chegam a atingir 40 %.
 
O consumo de energia tem vindo a aumentar em Portugal, embora sem que tal se traduza em melhores desempenhos ambientais, o que é revelador da intensidade energética nacional, que passou em 1990 de um consumo 190 toneladas equivalentes de petróleo para criar um milhão de euros para 212 toneladas equivalentes de petróleo em 2005.
 

E se for adoptado o Sistema LiderA?

 
Adoptar os níveis de desempenho na classe A do LiderA nos ambientes construídos, permitiria reduzir 50 % do consumo energético e potenciar a utilização de energias renováveis, assegurando bons níveis de conforto e serviço e reduzindo as emissões dos gases de efeitos de estufa.
 
A água potável é cada vez mais um recurso escasso e para ser assegurada nos actuais moldes necessita de ter um tratamento adequado e rigoroso controlo e gestão. Por exemplo nas habitações, o consumo de água ronda em média, por dia, cerca de 160 litros por pessoa e a adopção de níveis de desempenho de Classe A do LiderA, permitiria poupar, por ano, 29 200 litros por pessoa. Se fosse adoptado em 1 % do edificado tal permitia poupar 2,92 milhões de m3 de água potável por ano.
 
Importa assegurar cada vez mais a criação e a reabilitação das construções, de forma a possuírem um elevado desempenho e um impacte positivo. O sistema LiderA permite avaliar a sustentabilidade das construções, edifícios e ambientes construídos, podendo servir de apoio ao desenvolvimento dos planos e projectos, de apoio à operação e, caso haja evidência, à sua certificação.
 
As perspectivas de que a sustentabilidade pode contribuir para criar uma nova dinâmica é cada vez mais referenciada. Assim, as oportunidades da construção sustentável são o tema do Congresso LiderA 09, a realizar em Lisboa, no Centro de Congressos do IST, nos dias 27 e 28 de Maio de 2009.
 
 

O congresso LiderA 09, que se vai realizar nos dias 27 e 28 de Maio de 2009 no Centro de Congressos do IST em Lisboa, assenta no mote “As Oportunidades para a Construção Sustentável”. A procura da sustentabilidade pode  contribuir para a viabilidade e rentabilidade dos empreendimentos e para a sua diferenciação, bem como para a criação de ambientes construídos ambientalmente mais eficientes, com menores custos de operação e de manutenção, maior flexibilidade e adaptabilidade à evolução e assegurando vivências mais adequadas.
 
O congresso tem em vista juntar os vários agentes interessados, nomeadamente os assessores do sistema LiderA, projectistas, investidores, promotores, reguladores, empresas do sector da construção e demais agentes, tendo em vista apresentar estratégias e soluções práticas e debater e identificar as oportunidades que podem decorrer para a sustentabilidade na construção. O programa do Congresso LiderA 09 encontra-se já disponível.
 

Estão abertas as inscrições:

 
Pode efectuar a sua inscrição no Congresso LiderA em: http://www.lidera.info/index.aspx?p=inscreve&FormId=1
 


Ficando ao dispor para mais informações, apresento os meus melhores cumprimentos e votos de um bom dia da Terra
 
 
Manuel Duarte Pinheiro
 
Responsável do Sistema LiderA (Profº DECivil/IST)

LiderA - Sistema de avaliação e certificação da sustentabilidade
Na nossa página http://www.lidera.info/ encontrará mais destaques
Obrigado pelo seu interesse.