Unidade Comercial Decathlon em Faro

Certificação em 2011

Classificação: A (desempenho ambiental 50 % superior à prática actual)


Localização: Pontes de Marchil, Faro

Promotor: Decathlon Portugal

Projecto de Arquitectura:  Arqt.º António Lobato Santos

Tipo de uso: Comércio

Inserção: Zona Urbana

Área bruta de implantação: 3913,96 m²

Área bruta de construção: 28846,11 m²



          Figura 1 - Alçado Principal da Unidade Comercial Decathlon em Faro

As instalações da Unidade Comercial Decathlon em Faro inserem-se numa operação de loteamento de 35 604 m², numa área classificada como espaço urbanizável de expansão (IA), em que figura como promotor a empresa IMMADORA, Actividades Imobiliárias, Unipessoal, Lda. A área de intervenção caracteriza-se por ser uma área de expansão de Faro, localizada no interior do perímetro urbano da cidade, recentemente transformada com a entrada em funcionamento do Fórum Algarve. Neste contexto, propôs-se um objecto arquitectónico destinado à distribuição e comercialização de artigos de desporto, o qual integra um edifício que engloba simultaneamente uma zona de bar/café, e uma área exterior de utilização lúdica e de estacionamento automóvel, inserido num lote com 28 846,11 m². O edifício projectado caracteriza-se por uma volumetria simples, de base planimétrica rectangular, com uma cércea de 9 m de altura em duplo pé-direito, e com uma área de construção de 3 913,96 m².

Funcionalmente, o edifício apresenta uma área comercial com cerca de 3 000 m², que é completada por uma área logística de produtos e armazém, por espaços públicos de apoio (acessos, bar/café, esplanada, instalações sanitárias) e por zonas de serviço (direcção e exploração da loja, espaços de pausa para os empregados, cofre, entre outros) e por uma oficina de reparação de material desportivo. Complementarmente existe um conjunto de áreas técnicas em cave, localizado fora do limite de implantação do edifício, mas dentro do perímetro do lote, correspondente aos espaços de grupos de emergência, grupo hidropressor e reservatórios de água para a rede de incêndio. Exteriormente, o edifício é completado por espaços verdes, pelo estacionamento e por uma zona de cargas e descargas, associada à área logística de produtos e armazém.

Este empreendimento, destinado ao comércio de equipamentos desportivos, foi concebido de forma a responder às exigências de conforto e de qualidade dos futuros utilizadores, sem descurar os aspectos relativos à procura de um bom desempenho ambiental e às boas práticas ambientais. Entre os aspectos com melhor desempenho destacam-se: as soluções adoptadas na valorização ecológica e na interligação dos habitats locais; o desenho passivo, com incidência no conforto térmico e na garantia de bons níveis de iluminação; a adopção de materiais nacionais e locais, e de soluções construtivas duráveis e flexíveis; a adopção de medidas com vista á redução dos consumos de água potável; a procura de soluções construtivas inclusivas e de soluções arquitectónicas que promovem a interacção com a comunidade local. Da mesma forma, promoveu-se a redução do caudal de emissões atmosféricas, a valorização de resíduos, o acesso às amenidades locais, bem como o controlo das ameaças naturais e humanas.

<< voltar