Da Construção ao Desenvolvimento
Ao longo dos tempos a sustentabilidade tem sido definida e procurada, embora a assunção da sua importância tenha vindo a ganhar destaque em termos internacionais sobretudo desde os anos 90. Uma das definições mais comuns é a presente no chamado relatório Brundtland coordenada pela então Primeiro-ministro da Noruega (WCED, 1987) em que o desenvolvimento sustentável foi definido como o "desenvolvimento que dê resposta às necessidades presentes sem comprometer as gerações futuras".
O desenvolvimento sustentável desafia os vários agentes e sectores a procurar soluções que contribuam para a procura da sustentabilidade. As construções (as obras e o seu produto) são fundamentais para essa procura de sustentabilidade, assentando na procura de edificado sustentável, ambientes construídos sustentáveis e até na criação de comunidades sustentáveis (CIRIA, 2006) como contributo para a efectiva concretização do desenvolvimento sustentável.
Contributo da construção sustentável para o Desenvolvimento sustentável e o número crescente de agentes envolvidos (CIRIA, 2006)