Sustentabilidade e Destinos
Um caminho cada vez mais incontornável!
Como se define construção sustentável?
A definição mais aceite internacionalmente foi a apresentada por Charles Kibert em 1994, que define Construção Sustentável como a "criação de um ambiente construído saudável, tendo em consideração os princípios ecológicos e a utilização eficiente dos recursos".
A interpretação de Manuel Duarte Pinheiro já considera a extensão para a reabilitação, gestão, bem como a consideração dos aspectos sócioeconómicos, propondo a seguinte interpretação para o conceito de construção sustentável: "Criação, reabilitação e gestão responsável de um ambiente construído saudável, baseado na eficiência de recursos e princípios ecológicos contribuindo para o equilíbrio social e económico".
A difícil operacionalização e a importância de reconhecer o posicionamento levou ao aparecimento de sistemas voluntários!
Para responder à necessidade de operacionalização do conceito têm sido desenvolvidos e aplicados, a nível internacional, vários sistemas para avaliação da construção sustentável (Reino Unido, Estados Unidos da América, Austrália, Canadá, França, Japão, entre outros) e que têm em vista reconhecer essa sustentabilidade.
A nível nacional, no âmbito do projecto de investigação efectuado no Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico, foi desenvolvido um sistema de apoio e avaliação da construção sustentável (Pinheiro et al., 2002; Pinheiro, 2004; Pinheiro e Correia, 2005; Pinheiro, 2006) denominado LiderA.