Unidade Comercial Decathlon no Montijo

Certificação em 2011

Classificação: A (desempenho ambiental cerca de 50 % superior à prática actual)


Localização: Afonsoeiro, Montijo

Promotor: Decathlon Portugal

Projecto de Arquitectura: IDOM- Engenharia e Serviços de Engenharia e Consultoria, Lda

Tipo de uso: Comércio (comércio de equipamentos desportivos)

Inserção: Zona Urbana

Área bruta de implantação da loja: 5204 m²

Área bruta de construção: 13588 m²

Área do lote: 20340 m²



                       Figura 1 - Fotografia da Unidade Comercial Decathlon


As instalações da Unidade Comercial Decathlon no Montijo inserem-se num lote de terreno localizado uma nova zona comercial do Montijo, localizado no Alto das Vinhas Grandes, Freguesia do Afonsoeiro, Concelho do Montijo. O empreendimento conta com um edifício único com uma configuração sensivelmente quadrangular, desenvolvendo-se num piso térreo, com 5204 m² de área bruta de construção, com o acesso marcado pela presença de um volume revestido a madeira, e num piso -1, semi-enterrado que alberga o estacionamento subterrâneo, com 8384 m².

Os espaços complementares da loja incluem: um ateliê de reparação de equipamento desportivo, uma zona de bar, com esplanada exterior, uma estação de serviço para bicicletas, um espaço desportivo exterior multifuncional, entre outros espaços de apoio aos serviços prestados. Paralelamente, o lote inclui também uma zona de prado de sequeiro que estará dedicada a uma futura expansão do empreendimento.

Este empreendimento, destinado ao comércio de equipamentos desportivos, foi concebido de forma a responder às exigências de conforto e de qualidade dos futuros utilizadores, sem descurar os aspectos relativos à procura de um bom desempenho ambiental e às boas práticas ambientais.

Entre os aspectos com melhor desempenho destacam-se: as soluções adoptadas no desenho passivo, com incidência no conforto térmico e na garantia de bons níveis de iluminação; as soluções adoptadas com vista a garantir o conforto sonoro; a adopção de materiais locais, reciclados (para parte do pavimento) e de soluções construtivas duráveis e flexíveis, com implicações positivas na diminuição dos custos no ciclo de vida; a procura de soluções construtivas inclusivas e de soluções arquitectónicas que promovem a interacção com a comunidade local.

<< voltar