Hotel Altis Avenida

Certificação em 2012

Classificação: A (desempenho ambiental 50% superior à prática actual)


Localização: Rua 1º de Dezembro, Lisboa

Promotor: Altis, Sociedade de Empreendimentos Turísticos S.A

Projecto de Arquitectura:  J. Vasconcelos Marques, Arquitectos Lda.

Tipo de uso: Hotelaria

Inserção: Zona Urbana

Área bruta de implantação: 557,12 m²

Área bruta de construção: 4088,31  m²





                              Figura 1 - Fotografia do Hotel Altis Avenida

O Hotel Altis Avenida é um hotel de charme de cinco estrelas em Lisboa, que possui uma localização privilegiada no centro da cidade, situando-se na Rua 1º de Dezembro, junto aos Restauradores e a cerca de 100 metros do Rossio. O Hotel tem lugar num imóvel classificado, representativo do Modernismo Português, da autoria do Arquitecto Cristino da Silva; que foi recuperado recentemente para a criação e instalação do hotel. Este empreendimento é explorado pela empresa Altis, Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S.A..

O Hotel tem 70 quartos, 2 dos quais são suites, uma sala de reuniões de 50 m2, que pode ser utilizada para reuniões ou cocktails, assumindo-se como um espaço multifuncional, e um restaurante com esplanada, no topo do edifício.

Este empreendimento foi concebido de forma a responder às exigências de conforto e de qualidade dos seus futuros utilizadores, sem descurar os aspectos relativos à procura de um bom desempenho ambiental e às boas práticas ambientais, tendo obtido a classificação A do Sistema LiderA.

Entre os aspectos com melhor desempenho destacam-se a valorização territorial e a protecção e valorização do território, uma vez que diz respeito a uma requalificação de um imóvel classificado, que se insere em zona urbana, completamente infra-estruturada e respondendo às indicações do PDM; os princípios de desenho passivo incorporados; as reduzidas fontes de ruído para o exterior; o conforto térmico; os níveis de iluminação adequados; o conforto sonoro; o acesso privilegiado aos transportes públicos e as amenidades na sua circundante, dada a sua localização tão central na cidade; a interacção com a comunidade e a capacidade de controlo dos níveis que influenciam o conforto interior.

<< voltar