Estrada Nacional EN6

Certificado em 2012 com Classe A

As obras de reabilitação da Estrada Nacional Nº6 que liga Lisboa a Cascais foram promovidas por Infraestruturas de Portugal, sendo a construtora a empresa HCI / HTecnic, Lda.

As obras consistiram no reforço da ponte sobre a ribeira do Jamor ao km1+550, do muro de contenção da plataforma rodoviária da zona de Gibalta, da passagem superior dos caminhos-de-ferro ao km3+600, da passagem inferior ao km8+700 da passagem pedonal ao km10+660 e da passagem inferior ao km11+280.

No âmbito da avaliação LiderA efetuada, avaliou-se as áreas e critérios mais relevantes para esta tipologia de obra. Das vinte e duas áreas foram consideradas dezassete áreas e vinte e oito critérios na avaliação do desempenho da procura da sustentabilidade. A análise foi efetuada em fase de construção.

Foram calculados os valores de desempenho para os critérios nessas áreas através de metodologias de avaliação do ciclo de vida no caso da energia, intensidade em carbono, emissões para o ar, água resíduos e através da determinação dos limiares nos restantes.

Cada uma das frentes de obras foi acompanhada, tendo sido efetuado o levantamento de dados e classificado o seu desempenho. Os resultados obtidos nas frentes de obras revelam a aplicabilidade da metodologia, bem como um bom desempenho na procura da sustentabilidade (classe A) das obras avaliadas.





Relatório:

Pinheiro, Manuel Duarte; Costa, Bruno (2012). Relatório dos trabalhos de Avaliação de Posicionamento do Desempenho Ambiental da Reabilitação da Ponte sobre a ribeira do Jamor. Caso da reabilitação da EN 6, Aplicação Norma LiderA em fase de demonstração. 39 páginas, Junho de 2012, IST, Lisboa.

<< voltar