Reabilitação Edifício Braamcamp nº 16 a 20

Certificado em 2014 com Classe A+

O projeto Edifício Braamcamp corresponde à remodelação do interior de um edifício existente, com tipologia de habitação multifamiliar em 6 pisos, e piso térreo destinado parcialmente a comércio, tendo sido proposto manter o uso habitacional, complementado com um regime de Alojamento Local.

Um dos principais objetivos da intervenção foi tirar partido do carácter arquitetónico do edifício, pelo que se propôs manter predominantemente as características dos espaços existentes em termos de dimensões, utilização, organização funcional dos compartimentos, materiais e princípios construtivos, ao mesmo tempo que se introduziram soluções que visam promover a sustentabilidade e o meio envolvente.

Desta forma, pretendeu-se realizar uma operação de reabilitação do edificado construído, assumindo-se à partida as condicionantes existentes (dimensões existentes dos espaços de circulação, pé-direito livre, etc.) que simultaneamente são também o que confere um carácter distintivo ao edifício, interligando-as com as novas tecnologias e soluções inovadoras que permitam economizar-se recursos e aumentando o conforto.

Num lote com uma área total de 462 m2, que inclui uma área exterior permeável com 79 m2, as obras de remodelação incidem predominantemente no interior do edifício, incluindo a ocupação de um piso no desvão da cobertura, criando uma tipologia de sótão, não sendo previstas alterações significativas a nível da configuração da cobertura e desenho de fachadas.

O empreendimento procurou promover de forma continua a sustentabilidade, tanto na fase de projeto, como na fase de construção e operação, não só através das soluções e equipamentos preconizados, mas também pela constante difusão da mensagem no conceito que se pretende aplicar.

Das soluções implementadas destaca-se, além de uma área verde com cerca de 45 m2, a existência de um jardim vertical com cerca de 30 m2 na área exterior, hortas comunitárias, bem como instalação de painéis solares e sistema de aproveitamento de águas pluviais, aplicação de sistemas de iluminação de alta eficiência energética, redutores de caudal, entre outras soluções.

De acordo com as soluções previstas e características do projeto, o empreendimento obteve, em fase de projeto, a Classe A+ no Sistema de Certificação LiderA.






Relatório:

Pinheiro, Manuel Duarte (2014). Reabilitação Edifício Braamcamp nº 16 a 20 | Avaliação de Posicionamento do Desempenho Ambiental – Relatório Síntese LiderA, Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, CEHIDRO / IST, 6 páginas (formato digital), Lisboa



<< voltar