Notícias

23.2.2015 - Seminário BTL 2015

O seminário destinos sustentáveis em Portugal. Uma oportunidade essencial

O IST / LiderA Lab em parceria com o Grupo Pestana, AHP - Associação da Hotelaria de Portugal e CTP - Confederação do Turismo Português, organizaram um  seminário aberto sobre Destinos sustentáveis em Portugal. Uma oportunidade essencial  no dia 27 de Fevereiro de 2015, das 14:30 às 17:30 no Auditório III do Pavilhão 3 da Bolsa de Turismo de Lisboa na FIL

Os destinos sustentáveis são uma oportunidade para desenvolver as atividades turísticas, ganhar mercado e contribuir para desenvolver a zona. O seminário apresenta o conceito, possibilidades de desenvolvimento em destinos sustentáveis, casos e potencialidades que podem ser referência para diferentes agentes turísticos (alojamento, restauração e bebidas, serviços), regiões de turismo e municípios.


Enquadramento:
O turismo sustentável, com bom desempenho ambiental (energia, e outras) permite contribuir para reduzir custos operacionais, bem como para o bom desempenho social e económico das atividades e zonas.
A criação de destinos sustentáveis é hoje uma forma inovadora de conjugar os vários agentes, gestores locais e serviços, ganhando mercado  e contribuindo para o desenvolvimento da zona.
Em Portugal existem vários casos de procura de sustentabilidade, desde hotéis, serviços e até restaurantes e zonas com boas práticas ambientais que estão a assumir a perspectiva de destinos sustentáveis.
Assim, o assumir de destinos sustentáveis pode ser uma etapa e uma oportunidade para desenvolver as atividades turísticas, ganhar mercado e contribuir para desenvolver a zona, sendo esse o tema do seminário.

Objectivo do seminário: Apresentar as várias possibilidades de desenvolvimento em destinos sustentáveis, casos e potencialidades que podem ser referência para diferentes agentes turísticos nomeadamente, para as zonas turísticas, unidades de alojamento, restauração e bebidas, serviços, regiões de turismo e municípios.

Programa
14:30-14:40 - Abertura: Dr.ª Cristina Siza Vieira (Presidente da Direção Executiva da AHP).
14:40-15:00 - Enquadramento: Sustentabilidade e Destinos Sustentáveis. Apresentação das abordagens de procura de sustentabilidade na criação de destinos sustentáveis. Prof. Manuel Duarte Pinheiro (LiderA/IST).
15:00-15:30 - Estratégias para o turismo  - potencialidades de sustentabilidade - a experiência concreta do território Alentejo Sudoeste. Drª. Isabel Benedito da ESDIME, Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste.
15:30-15:50 - A sustentabilidade no Grupo Pestana. Exemplo do Caso Pestana Troia Eco-Resort. Dr.ª Marta Castelão Costa (Grupo Pestana).
15:50 -16:10 - Pausa para Café
16:10-16:30 - Programa para gerir e desenvolver os destinos. Caso LiderA Destinations. Prof. Manuel Duarte Pinheiro (LiderA/IST).
16:30-17:20 - Debate: Papel dos vários agentes no desenvolver dos destinos sustentáveis, garantir clientes e desenvolver as regiões. Moderação: Dr.ª Isabel Feijão Ferreira (Turismo 2015, Chefe de Equipa Multi-Disciplinar -Turismo de Portugal).
17:20-17:30 - Encerramento –  Dr.º Nuno Bernardo (Membro da Comissão Executiva da CTP).

Mais informações na página do facebook


Projeto destinos turísticos sustentáveis (Lidera destinations)

O LiderA tem vindo a desenvolver no âmbito dos projetos integradores desde 2013 as especificações para avaliar e dinamizar os destinos turísticos sustentáveis, que começam agora a ter uma adesão muito interessante, quer por parte das entidades públicas, quer privadas.

Um destino turístico sustentável é uma zona em que existe uma procura de bom desempenho ambiental, social e económico, especialmente nos aspectos que são relevantes e suportam as atividades turísticas, atraindo turistas e desenvolvendo o município e a região.

O desenvolvimento de um destino turístico sustentável é um dos projetos integradores mais recentes do LiderA, sendo uma oportunidade estruturante para atrair turistas que valorizam a sustentabilidade (sendo um área com elevado crescimento), bem como um desafio para as entidades de turismo, para os municípios, para o sistema LiderA, para os alojamentos, restauração, operadores turísticos e outros que assumam ou pretendem vir a considerar a procura da sustentabilidade.

A adesão ao destino turístico sustentável tem vindo a ocorrer de forma muito interessante em Setúbal, Sintra, Lisboa e Castelo de Vide, havendo já várias agentes turísticos a participar. Entre as apresentações de divulgação pública destaca-se a do dia 5 de Novembro de 2014 em Setúbal, que se assinou o protocolo com o Município de Setúbal para a sua participação como destino sustentável.

Mais informações em http://www.lideradestinations.com/


<< notícias