Destino Turístico Sustentável


LiderA desenvolve modos de gestão para os destinos turísticos sustentáveis

O LiderA tem vindo a desenvolver no âmbito dos projetos integradores desde 2013 as especificações para avaliar, desenvolver, dinamizar e gerir os destinos turísticos sustentáveis em Portugal.

Um destino turístico sustentável é uma zona em que existe uma procura de bom desempenho ambiental, social e económico, especialmente nos aspectos que são relevantes e suportam as atividades turísticas, atraindo turistas e desenvolvendo de forma equilibrada e respeitando o ambiente, o município e a região.

O desenvolvimento de um destino turístico sustentável é um dos projetos integradores mais recentes do LiderA, sendo uma oportunidade estruturante para atrair turistas que valorizam a sustentabilidade (sendo um área com elevado crescimento), bem como um desafio para as entidades de turismo, para os municípios, para o sistema LiderA, para os alojamentos, restauração, operadores turísticos e outros que assumam ou pretendem vir a considerar a procura da sustentabilidade.

Na sequência dos trabalhos de atualização da norma de bom desempenho para unidades turísticas iniciou-se em 2012 os trabalhos para desenvolver as especificações e modos de gestão do destino turístico sustentável global e para os vários potenciais atividades

Apresentação e aplicação

No Congresso LiderA 2013 foi já apresentada a abordagem geral proposta na comunicação sobre: Turismo sustentável - Dos empreendimentos aos destinos turísticos sustentáveis - Prof. Manuel Pinheiro (IST/UTL). Esta comunicação está disponível em:
http://www.lidera.info/resources/10_DestinoSustentavel_apresentacao_LiderA_2013.pdf

Em 2013/2014 foi efectuado pelo Engenheiro Frederico Galão (MSc) um inquérito a mais de quinhentas unidades turísticas, para avaliar o interesse nesta versão do sistema LiderA tendo uma esmagadora maioria manifestado a utilidade nessa abordagem o que suportou a concretização do projeto.

A participação do Monte da Lua - Parques de Sintra no projeto no final de 2013 e a sua integração no projeto Life Sintra Bio + na lógica de contribuir para reduzir as emissões de carbono, tendo-se traduzido desde logo na primeira aplicação do destino turístico sustentável a Sintra que tem vindo a ser alargado desde essa altura para vários agentes e zonas, quer por parte das entidades públicas, quer privadas.

Texto disponível em:
http://www.lidera.info/resources/Sintese_WorkshopDTS_8_Abril_2014.pdf

Participar ...

Podem aderir ao destino turístico sustentável municípios, entidades das áreas do turismo ou do ambiente e especialmente alojamentos, restauração e os vários serviços turísticos, que tenham ou pretendam aderir a boas práticas sustentáveis.

Para o efeito devem manifestar o seu interesse, assumir que integrar boas práticas, que depois serão avaliadas pelo LiderA que sugere também atividades a serem desenvolvidas. A sua adesão permite utilizar o logo do destino turístico sustentável e fazer parte do site especifico.


Mais informações:  O projeto destinos turísticos sustentáveis tem, por agora, uma versão em Português e Inglês. Se pretender mais informação contacte por favor através do email: geral@lidera.info

<< voltar