Imobiliário sustentável

Imobiliário Sustentável


Porque este livro ?

Os edifícios e as atividades que se efetuam são responsáveis por cerca 40 % de consumo de energia (em Portugal e na Europa), mais de 30 % das emissões de carbono e similar valor na incorporação e uso de materiais, tendo por isso um importante peso ambiental.

Orientar bem os edifícios novos não é mais caro e pode ter mais conforto e consumir energia. A mudança no paradigma ambiental (procura de compatibilização com as atividades) associa se a mudança no paradigma imobiliário onde deixa se considerar apenas localização (local, local e local) para procurar ter bom desempenho e preparados para futuro.

O imobiliário sustentável é um resultado de um processo de procura eficiente de bom desempenho ambiental, social e económico, isto é da sustentabilidade, ao longo do ciclo de vida.  Esta abordagem muda o paradigma e é uma oportunidade de criar valor que importa considerar e desenvolver.





O livro publicado pela Vida Imobiliária da autoria de Manuel Duarte Pinheiro com o título "Imobiliário Sustentável - Mudar de paradigma e integrar a sustentabilidade de forma proactiva”, aborda uma temática da maior atualidade, nomeadamente a sustentabilidade na promoção e gestão imobiliária do edificado, centrando-se n a mudança de paradigma hoje em curso no mercado imobiliário.

Destaca-se as tendências existentes, nomeadamente como os edifícios e empreendimentos imobiliários, podem ser desenvolvidos para serem mais eficientes, por exemplo terem menores consumos de energia, água, serem mais flexíveis, terem melhor conforto e se possível melhor desempenho económico e social, isto é criarem mais valor.

Lança-se assim o desafio do imobiliário sustentável, com uma proposta de uma grelha de abordagem, propostas de estratégias e soluções, abrangendo a promoção, planeamento e projeto até à locação para a procura de um ambiente construído sustentável ilustrados com exemplos de aplicação nas diferentes fases do ciclo de vida.

Índice do Livro:

1. Mudança no paradigma imobiliário

2. Alterações na oferta e procura

3. Mudança no paradigma ambiental

4. Aparecimento da construção sustentável

5. Certificação energética e sistemas de certificação da sustentabilidade que mudam o mercado

6. Promoção imobiliária sustentável

7. Desenvolvendo a sustentabilidade nos imóveis - Do planeamento à construção

8. Locação e gestão de imóveis sustentáveis

Exemplo de casos de aplicação abordados no livro:
Belas Clube de Campo
Casas Passivas em Ílhavo
Empire State Building
Obras de reabilitação da sede do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (MAOTE)
Integrar a sustentabilidade na gestão dos condomínios
Hotel Altis Avenida e a adopção de sistemas de gestão ambiental







Como obter:

Este livro encontra-se à venda nas seguintes lojas:

Na Vida Imobiliária na sua loja online

Nas lojas da FNAC e na sua loja online

Na loja online da Wook



<< voltar