Habitação Unifamiliar Sustentável Beja (2017)

Certificado em 2017 com Classe A

Após a certificação do Projeto Base, em 2014, para os lotes 77, 78, 80, 81, 82 e 83, em resultado do protocolo celebrado entre o Município de Beja e o Instituto Superior Técnico, em 2017, procede-se à certificação do Projeto Base para os lotes 49 a 54 e 56 a 64.

O Projeto Base foi desenvolvido tendo em conta as características do Lote 77 e pode ser aplicado aos restantes lotes inseridos no Plano de Pormenor de Ligação do Bairro do Pelame à Quinta D’El Rei, na união de freguesias de Salvador e Santa Maria da Feira, em Beja.

O protocolo celebrado permite dar resposta à crescente necessidade e ambição em promover práticas de sustentabilidade que permitam assegurar um edificado com soluções ambientalmente mais eficientes, desde logo na conceção de projeto, tendo continuidade em fase de construção e posterior operação.

O projeto Habitação Unifamiliar Sustentável constitui um projeto de arquitetura que visa propor uma moradia tipo, unifamiliar, para a qual se pretende uma construção sustentável e ecológica, propondo técnicas, materiais e sistemas mais ou menos inovadores que, num todo, resultem numa habitação com custos de manutenção e vivência diária reduzidos.

O projeto base foi elaborado pelas arquitetas Ana Teresa Coelho e Célia de Mira da Câmara Municipal de Beja, surgindo como um projeto orientador que responde, simultaneamente, às exigências de conforto e qualidade dos seus utilizadores, revelando preocupação com o seu posicionamento no âmbito da sustentabilidade, culminando na execução de um edificado com condições de conforto e performance ambiental de referência.

Partindo do projeto base comum, segue-se a sua execução em cada lote considerado, de acordo com as pretensões dos seus promotores. Neste caso, a sua aplicação destina-se aos lotes 49 a 54 e 56 a 64, com a certificação efetuada em 2017. A área bruta de construção prevista no Projeto Base desenvolvido é de 236 m2.

Com a implementação do protocolo referido procede-se à certificação do projeto base apresentado pelos serviços da Câmara Municipal de Beja, o qual obteve a Classificação A do Sistema LiderA, na sua avaliação ao nível da Sustentabilidade.

Entre as vertentes com melhor desempenho destacam-se os recursos, conforto ambiental, vivência socioeconómica e uso sustentável.





Relatório:

Pinheiro, Manuel Duarte; Urbano, Daniela (2017). Habitação Unifamiliar Sustentável – Projeto Base: Moradias dos Lotes 49 a 54 e 56 a 64 – Beja | Avaliação de Posicionamento do Desempenho Ambiental – Relatório Final LiderA, Técnico - Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Agosto 2017, LID121, 64 páginas (formato digital), Lisboa.

<< voltar