Hotel Vila Galé Albacora (2012)

Recertificado em 2012 com Classe A+

O Hotel Vila Galé Albacora nasceu da recuperação de um antigo arraial de pesca de atum, inserido em pleno Parque Natural da Ria Formosa, tendo nesta recuperação mantido as características arquitetónicas e culturais distintas do local.

O projeto foi desenvolvido por iniciativa da empresa Vila Galé S.A. e é explorado pela mesma.O Hotel é composto por 15 edifícios de um piso de altura, nos quais se disponibilizam 157 quartos, 5 suites juniores, 2 restaurantes, um bar, um business center, uma sala de reuniões, uma piscina exterior, uma sala de jogos, um parque infantil, um clube infantil, um jardim, um serviço de lavandaria, um parque de estacionamento, uma zona de spa, um museu do arraial da pesca do atum, uma capela, espaços de convívio, receção e manutenção, etc.

Este empreendimento foi concebido por forma a responder às exigências de conforto e de qualidade dos seus eventuais futuros utilizadores, sem descurar os aspetos relativos à procura de um bom desempenho ambiental e às boas práticas ambientais, e tem procurado otimizar o seu desempenho durante a fase de operação.

Após uma primeira certificação, em 2009 (classe A), foram adotadas práticas e implementadas soluções durante a fase de operação que permitiram a sua recertificação, em 2012, com uma classificação A+ no Sistema LiderA na sua avaliação de nível de sustentabilidade.

Entre os aspetos com melhor desempenho destacam-se os critérios otimização ambiental da implantação, valorização ecológica, interligação de habitats, integração paisagística, proteção e valorização do património, eficiência nos consumos, gestão de águas locais, valorização de resíduos, fontes de ruído para o exterior, poluição ilumino-térmica, conforto térmico, mobilidade de baixo impacto, amenidades locais, interação com a comunidade, capacidade de controlo, condições de participação e governança e inovações.





Relatório:

Pinheiro, Manuel Duarte; Sousa, Ana (2012). Hotel Vila Galé Albacora - Avaliação de Posicionamento do Desempenho Ambiental - Relatório LiderA, Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, Setembro 2012, 38 páginas, Lisboa

<< voltar