Hotel Vila Galé Albacora

Certificação em 2009

Classificação: A (desempenho ambiental 50% superior à prática actual)


Localização: Stª Maria de Tavira, Tavira, Algarve

Promotor: VILA GALÉ - Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S.A.

Tipo de uso: Serviços

Inserção: Zona Natural da Ria Formosa

Área de intervenção: 6841 m²




                                Figura 1 - Pormenor do Empreendimento


O Hotel recuperou os edifícios do Arraial Ferreira Neto, implantado no lado nascente da foz do Rio Gilão, na zona das Quatro-Águas, e constitui um grande elemento da história e património regional pela sua arquitectura, individualidade marcante na paisagem da Ria Formosa e da Região e um dos poucos testemunhos arquitectónicos das instalações de apoio à pesca do Atum de toda a costa algarvia.

O Arraial era o local onde se concentravam os pescadores e família, que durante a campanha aí viviam e cuidavam nas oficinas os materiais e apetrechos necessários à faina da pesca do Atum. A certificação deste empreendimento evidencia assim dois objectivos que o Grupo Vila Galé assumiu para esta unidade: 1 - Valorizar o património histórico do Hotel Vila Galé Albacora - Antigo Arraial Ferreira Neto ; 2 - Preocupação com a Gestão Ambiental através da melhoria de boas práticas.

O Hotel, ao ser certificado com a classe A, demonstra em média que consegue um desempenho ambiental de cerca de 50 % superior às práticas actuais e que se afirma em termos de mercado, evidenciando assim soluções que são positivas do ponto de vista do ambiente e do ponto de vista económico e social.

Neste caso, importa salientar que as áreas correspondentes ao hotel encontram-se implantadas numa unidade industrial abandonada, estimando-se que a grande maioria destas correspondem a zonas permeáveis. O aproveitamento da orientação e tipologia do edificado contribuiu para um bom desempenho passivo, em especial no que diz respeito ao conforto térmico. Numa aproximação à redução das cargas ambientais destaca-se a gestão e a reciclagem dos resíduos, estimando-se que mais de 50% dos resíduos produzidos são actualmente reciclados. O hotel aposta ainda no trabalho local e na oferta de novas amenidades e serviços à comunidade local.

<< voltar