Belas Clube de Campo

Certificação em 2010

Classificação: A+ (desempenho ambiental 75 % superior à prática actual)


Localização: Sintra, Belas

Promotor: Planbelas, Sociedade Imobiliária, S.A.

Projecto de Loteamento:  Arqº António Teixeira e Arqº Joaquim Proença

Tipo de uso: Residencial

Inserção: Zona urbana

Área bruta de construção prevista no Plano (Fase 1 e 2): 286942 m²




                         Figura 1 - Fotografia do Belas Clube de Campo


O empreendimento Belas Clube de Campo, situado em Belas, concelho de Sintra, é um conjunto edificado essencialmente residencial que corresponde a uma construção nova iniciada ainda na década de 90 do séc. XX.O projecto do empreendimento foi proposto pela Planbelas, Sociedade Imobiliária, S.A., com o fim de responder a um programa inserido à escala de um bairro e é composto essencialmente por habitação colectiva e unifamiliar e a uma actividade de lazer dominante, o golfe.

O Plano Urbanístico do empreendimento Belas Clube de Campo definido para a fase 1 e 2, ainda que não se encontre totalmente concluído, compõe-se por vários edifícios de habitação colectiva e moradias unifamiliares, e alguns equipamentos que contribuem para melhorar os serviços e a qualidade de vida no empreendimento, como por exemplo um Centro Lúdico, um Club House, um Health Club, entre outros.

Estão ainda previstos no plano alguns equipamentos que, embora ainda não estejam construídos, irão permitir o desenvolvimento e a adaptação do empreendimento às necessidades futuras da população residente, como é exemplo o lote nº 14 da fase 1 destinada à construção de um colégio. Fazem parte ainda do empreendimento, zonas de lazer como o Campo de Golfe e um Clube de Lazer onde adultos, adolescentes e crianças têm à sua disposição equipamentos multidisciplinares e espaços para ocupação dos tempos livres.

No Belas Clube de Campo, destaca-se a aposta na optimização da área permeável e dos espaços verdes, que albergam mais de 150 espécies vegetais e animais, bem como a integração local dos edifícios. Ao nível dos recursos, apostou-se na gestão das águas locais, nomeadamente no armazenamento de águas de escorrência para a rega do campo de golfe. Mais de 75% dos materiais utilizados são locais e mais de 50% são de baixo impacte. Será importante frisar o esforço desenvolvido na área dos resíduos, especialmente na reciclagem. Por fim, este empreendimento apostou ainda na disponibilização de amenidades e serviços locais, bem como na adopção de sistemas integrados de gestão da qualidade ambiental.

<< voltar