Janelas de Belém

Certificação em 2010

Classificação: A (desempenho ambiental 50% superior à prática actual)


Localização: Belém, Lisboa

Promotor: Orey Reabilitação Lisboa

Projecto de Arquitectura:  Arqº Manuel Aires Mateus

Tipo de uso: Residencial - Habitação Colectiva

Inserção: Zona urbana

Área bruta de construção: 1470 m²



                  Figura 1 - Modelo 3D do Empreendimento Janelas de Belém


O empreendimento Janelas de Belém consiste numa reabilitação e ampliação de um edifício pré-existente que se situa na Rua Calçada do Galvão nº39, freguesia de Belém. O projecto foi proposto pela Orey Reabilitação Lisboa, entidade privada, com o fim de responder a um programa de habitação colectiva de pequena escala.

O edifício é constituído por 6 pisos, 2 caves para localização das arrecadações e 3 pisos elevados, dos quais os últimos 2 pisos fazem parte da ampliação. O estacionamento é exterior localizado na frente de rua, num pátio formalizado pelo facto do edifício se encontrar recuado em relação ao arruamento. Como espaço exterior existe ainda um logradouro cuja utilização está prevista para os moradores do piso térreo.

Este edifício é constituído por três fracções: um duplex que se distribui pelo piso térreo e 1º piso e que corresponde a uma tipologia T6+2; e mais duas fracções iguais, de tipologia T4+1, que se situam na zona ampliada, no 2º e 3º pisos. O empreendimento foi concebido de forma a responder às exigências de conforto e de qualidade dos futuros utilizadores, sem descurar os aspectos relativos à procura de um bom desempenho ambiental do edifício e às boas práticas ambientais.

Em termos de integração local, o projecto de arquitectura contribuiu para a integração paisagística do edifício com a envolvente construída. O edifício integrou estratégias sustentáveis e bioclimáticas com o objectivo de poupar recursos naturais, como a energia e a água. A durabilidade dos materiais utilizados, a adopção de medidas de controlo do ruído, a garantia das exigências de conforto e de qualidade, e a aposta no acesso ao transporte público contribuíram simultaneamente para o desempenho ambiental atingido.

<< voltar